Abra a boca! Restauração Dental do futuro mata as bactérias e regenera dente

Restauração contém nanopartículas de fosfato de cálcio que promete reconstruir minerais do dente

A temida visita ao dentista para substituir uma Restauração desgastada poderá em breve ser uma coisa do passado, graças a um avanço dental.

obturacao-dental

Os cientistas usaram a nanotecnologia para criar o primeiro compósito de preenchimento da cavidade, que mata as bactérias prejudiciais e regenera a estrutura do dente perdido para as cáries. Ao invés de apenas limitar a carie com materiais restauradores convencionais, o novo material controla as bactérias nocivas, que co-existem na colônia natural de microorganismos na boca.

“A cárie dentária significa que o teor de minerais no dente foi dissolvido pelos ácidos orgânicos secretadas pelas bactérias residentes nos biofilmes ou placas sobre a superfície do dente.

‘Estes organismos convertem os hidratos de carbono ácidos que diminuem os minerais na estrutura do dente.’

Também trabalha para remineralise dente, disse o líder do estudo Professor Huakun Xu pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Maryland.

Material restaurador feito na Escola de Odontologia partir do novo nanocompósito, com primer e adesivo antibacteriano antibacteriano, deve durar muito mais tempo do que as típicas de cinco a 10 anos, embora os cientistas ainda não tenha exaustivamente testado sua longevidade.

Os novos produtos foram testados em laboratório usando biofilmes de saliva de voluntários.

A equipe do Prof Xu está planejando testar seus produtos em dentes de animais e em voluntários humanos, em colaboração com a Universidade Federal do Ceará, no Brasil.