Um aparelho transparente high-tech que contém um balão de vibração poderia banir a necessidade de braquetes para endireitar os dentes.
O dispositivo, que é usado durante a noite, tem um balão de silicone no interior que assenta contra os dentes, enquanto o paciente dorme.
O dispositivo, chamado Aerodentis, está ligado por um tubo a uma pequena máquina de cabeceira, que bombeia ar pressurizado dentro e para fora do balão, fazendo com que se expanda e contraia, várias vezes por segundo.
Estas vibrações movem os dentes curvados de modo que eles se alinham com o aparelho plástico que foi moldado no formato desejado.
A tecnologia é baseada em estudos que sugerem que suaves impulsos fazer dentes endireitar mais rapidamente do que a aplicação de força constante através de aparelhos convencionais.
Os pacientes usam o dispositivo de oito a dez horas por dia – principalmente enquanto eles dormem.
A fabricante afirma que os dentes podem ser realinhados em menos de três meses usando a terapia noturna, em comparação com 12 a 18 meses, com aparelhos convencionais.
Por ano, cerca de um milhão de crianças e adultos na Grã-Bretanha sofrem tratamento ortodôntico para alinhar os dentes tortos.
A maioria tem aparelhos fixos para os dentes feitos de aço inoxidável. Estes são usados por um ano ou dois, no entanto necessidade de reajustar como os dentes se movem.
Embora eficaz , às vezes eles podem causar dor ou desconforto. No entanto, o maior ou único problema para muitos é o efeito que pode ter sobre a aparência e na hora de falar.
O novo dispositivo oferece uma alternativa .
À noite, o paciente pega um tubo oco que está conectado ao console e coloca a outra extremidade em um buraco na lateral do dispositivo.
Com o tubo fino salientes do canto da boca , o console é ligado e o ar é forçado através de dentro do balão . Uma vez que o balão é inflado , um sensor de pressão no interior do console momentaneamente corta o fornecimento de ar , antes de restaurá -lo imediatamente de novo.
Isso faz o balão ‘ vibrar ‘ várias vezes por segundo contra os dentes .
Esta sensação é muito suave para manter o paciente acordado, mas forte o suficiente para estimular o movimento do dente.
Quando a pressão é aplicada aos dentes , desloca-se -lhes por remodelar o ligamento periodontal , um pequeno pedaço de tecido que separa o dente a partir de osso circundante .
Com efeito, torna-se o ligamento danificado e como resultado, os vasos sanguíneos minúsculos , chamados de capilares, que a cercam em colapso sob a pressão do dente que está sendo forçado em outra direção.
Este movimento estimula o mecanismo de cura do próprio corpo e a liberação de células para curar os danos e restaurar o fluxo de sangue normal para o dente .
No entanto, este ciclo de danos e reparação retarda o processo de mover os dentes , e é a principal razão pela qual aparelho tem que ser usado por até dois anos para ter efeito.
Mas o balão oscilante pode acelerar o processo , reduzindo grandemente a quantidade de danos causados a capilares.
Um estudo , da Universidade da Califórnia , San Francisco , descobriram que os dentes tratados com uma cinta normal, apresenta uma média de 0,6 mm de um período de 12 dias , em comparação com 0,9 mm, quando exposto a vibrações suaves .
Martyn Cobourne , professor de Ortodontia no Instituto King’s Dental , em Londres, disse que seu departamento está envolvido em um ensaio para uma peça semelhante da tecnologia chamada de AcceleDent .
Este é um tipo de mordedor bucal que é mordido por 20 minutos por dia , mas é usado em conjunto com o aparelho convencional , em vez de substitui-lo .
” Nós não temos todos os dados , mas ainda não há uma evidência de alta qualidade para sugerir que a força vibracional move os dentes mais rápido do que qualquer força convencional “, disse ele .
O Aerodentis já está aprovado para uso na Europa e pode se tornar disponível no Brasil dentro de um ano .