Cirurgia Guiada Sem Cortes
A grande vantagem das técnicas de cirurgia guiada é que o tratamento é minimamente invasivo. Isso significa que, mesmo quando há pouca disponibilidade óssea os implantes podem ser colocados com pouco impacto sobre o paciente.
Existem três tipos principais de guias cirúrgicos – apoiados no rebordo genvival, apoiados em osso e dente-suportada. O tipo usado dependerá do caso individual, bem como as preferências do dentista, mas todos seguem o mesmo princípio básico.
Seja qual for o tipo de técnica cirúrgica guiada utilizado, uma tomografia computadorizada é necessária para planejar a cirurgia no pré-operatório.
Os dados de TC é então convertido a um modelo tridimensional virtual em software sofisticado onde somos capazes de colocar implantes virtualmente. A guia de broca é então fabricada com base nesta colocação do implante virtual.
Resultado
Recuperação
100
Conforto
Recomendações
Devido às desvantagens discutidas abaixo, o autor não recomenda o uso de inserção Sem Cortes como um protocolo de rotina para a cirurgia de implante, em vez disso, este protocolo deve ser limitada aos casos indicados tratados por dentistas experientes.
Vantagens- Não há necessidade de retalho e sutura, minimizando, assim, a duração da cirurgia.
- Mínimo sangramento intra-operatório.
- Desconforto do paciente mínimo com inchaço e dor reduzida. Em um estudo realizado por Fortin, que avaliou o desconforto pós-operatório de cirurgia de implante sem retalho e convencional, os pacientes experimentaram significativamente menos dor e usaram menos analgésicos por um curto período de tempo em que foi utilizada a abordagem sem retalho. Estas conclusões foram apoiadas por um estudo de Nkenke que encontraram menor morbidade do paciente após a cirurgia sem retalho em comparação com a cirurgia convencional.
- Preservação dos tecidos moles e duros por manutenção do fornecimento vascular e contornos existentes nos tecidos moles
Desvantagens- Incapacidade de visualizar determinados pontos anatômicos. Porque a colocação de implantes sem retalho é uma técnica cirúrgica “cega”, o dentista deve ser cauteloso ao colocar implantes. Perfuração do osso cortical pode ocorrer, especialmente no maxilar anterior ou as regiões molares mandibulares linguais.
- Incapacidade de visualizar claramente o nível da crista óssea, o que pode resultar em implantes que estão sendo colocadas demasiado profunda ou superficial.
- Potencial de superaquecimento do osso durante a perfuração, devido ao efeito limitado de irrigação externa. (Brocas com Irrigação devem ser usadas)
- A redução na quantidade da gengiva queratinizada, que pode ter um efeito negativo sobre a saúde da gengiva peri-implante e aumentar a taxa de insucesso do implante.