A prótese implanto-suportada fixa apresenta inúmeras vantagens em relação a próteses totais removíveis tradicionais. Ao estabilizar a prótese para o grau máximo possível, esta solução de implante eficaz restabelece a função oral, conforto e estética, ao mesmo tempo, minimizando a perda de osso e as devastadoras mudanças de tecidos moles associadas ao edentulismo. O protocolo de realização destas restaurações de arcada total é relativamente simples , e o impacto positivo deste tratamento em pacientes não pode deixar de ser dita. Os pacientes que sofreram de edentulismo há anos simplesmente emocionan-se quando experimentam a melhoria da qualidade de vida oferecida por um restauração fixa.
Próteses fixas híbridas, que ligam aos implantes através de parafusos inseridos por meio de uma infra-estrutura de titânio, têm sido usados com sucesso para restaurar pacientes totalmente desdentados por décadas. Sua durabilidade, no entanto, deixa espaço para melhorias. Há três questões que podem complicar o sucesso a longo prazo da tradicional dentadura híbrida fixa: os dentes de acrílico tendem a desgastar; os dentes podem fracturar ou desalojar a partir da base de acrílico; e a própria base de acrílico pode fraturar. O Protocolo de Zirconia elimina esses problemas, proporcionando uma restauração que é mais durável, a longo prazo, enquanto que não sacrifica nada quando se trata de estética.
Esta prótese fixa é fresada a partir de um único bloco de zircônia sólida e atribui aos implantes através de bases de titânio. Utilizando técnicas de coloração avançados, os dentes protéticos são coloridos para imitar dentição natural, e as áreas gengivais são coloridos para combinar com a cor do tecido mole do paciente.
A prótese é incrivelmente forte, porque é fresada por computador em Blocos Sólidos de Zirconia, um material resistente excepcionalmente fratura que apresenta resistência à flexão até 1465 MPa. Isso resulta em vários benefícios, tanto para o dentista quanto ao paciente. Em primeiro lugar, não há nenhuma necessidade de substituir dentes artificiais desgastados, o que é uma ocorrência comum com dentaduras híbridos tradicionais. Em seguida, com uma única construção solida, a zircónia monolítica reduz ou elimina a possibilidade de os dentes fracturados ou deslocado, o que pode ocorrer com próteses híbridos tradicionais, devido aos dentes desta prótese serem ligados na base de resina. Esta durabilidade da Zirconia minimiza as chances de que o paciente fique sem a sua prótese devido a danos ou reparo.