Quando se trata de consutas de retorno de implantes, Dr. Renato acredita que a filosofia do “menos é mais” não está sendo utilizada o suficiente.
Eu já escrevi sobre o quão pouco eu realmente sei sobre o fracasso de implantes dentários causado pela perda contínua de osso ao redor do implante dentário. “Eu simplesmente não tenho experimentado isso ou visto, exceto em livros e artigos.” Assim, supondo que ele existe como um processo de doença , como podemos impedi-lo?
Planejamento do tratamento correto e execução (incluindo oclusão ) é claramente fundamental , mas supondo isso , surge a pergunta de como podemos cuidar de um implante dentário colocado com sucesso para evitar o potencial de falha tardia ocorrendo devido à quebra óssea ao redor do implante .
Existe alguma coisa que podemos fazer e , se assim for, nós temos que fazer alguma coisa? Pode ser considerado que os implantes dentários são mais resistentes a doenças de dentes naturais. Temos um sulco de diferentes profundidades em torno do pilar implante , depende da profundidade que a cabeça do implante (abutment), mas temos então osso em anexo e sem ligamento periodontal.
Organismos vão construir neste sulco , mas eles são um problema ? Perimucositis é uma resposta protetora saudável para esses organismos e vai inevitavelmente levar a peri -implantite ? Em uma consulta para a manutenção é bom ser capaz de liberar em torno deste sulco (que não deve ser confundida com uma bolsa periodontal como um saudável sulco de implantes pode ser facilmente cinco milímetros ou mais de profundidade) sem arranhar o pilar , mas é possível não fazer nada. Talvez a limpeza do sulco é mais importante em um paciente com o periodonto como os organismos susceptíveis periodontais podem estar implicados em periimplantite .
Com relação à periodontal ( implante) sondagem , isto é susceptível de ser de valor limitado . Sinais e sintomas clínicos combinados com exame radiográfico são mais propensos a nos dizer sobre o estado atual do jogo no que diz respeito à estabilidade do implante dental e saúde.
Minha opinião geral é que, se não está quebrado não conserte . Nós temos uma tendência para o excesso de sonda e mexer com tecidos periodontais curadas , para o bem de fazer algo , e eu sinto o mesmo é válido para implantes dentários.
Mantenha um olhar atento sobre os implantes com verificações de rotina , mas aceitar que, muitas vezes , particularmente em pacientes que têm elevados padrões de auto-cuidado , as coisas vão cuidar de si próprias . Talvez em pacientes cuja homecare é pobre, ou que tenham uma história de doença periodontal , então temos que fazer um pouco mais .
Seja seletivo e mais sofisticados em seu pensamento antes de fazer algo . Será que o que você não pode causar mais danos ? Às vezes, menos é mais.
Este artigo tem levantado , mais uma vez , mais perguntas do que respostas oferecidas . Às vezes a gente só tem que trabalhar por instinto com base em uma compreensão dos atuais níveis de conhecimento.