Sorria! Há boas notícias do mundo da odontologia: Idosos americanos estão mantendo seus dentes mais do que nunca e o número médio de dentes que as pessoas retêm em idade avançada está aumentando, diz Judith Ann Jones, DDS, um porta-voz no atendimento aos idosos para a American Dental Association e diretora do Centro de Pesquisa Clínica da Universidade Goldman School of Dental Medicine Boston.
Com as pessoas a mantendo os dentes por mais tempo, há mais problemas que podem surgir, por isso manter-se com visitas regulares ao dentista é tão importante. Estes são os problemas mais comuns, e o que você pode fazer sobre eles:
A cárie dentária
Sim, as pessoas com mais de 50 podem ter cáries. Você pode obtê-las sobre as superfícies dos dentes que nunca foram um problema antes, mas você também pode obtê-las em volta das restaurações antigas ou na raiz do seu dente. “À medida que envelhecemos, a raiz do seu dente torna-se mais suave e às vezes mais exposto”.
A Solução: Flour não é só para crianças, diz Jones. “O flúor é uma das 10 medidas de saúde mais importantes desenvolvidos no século 20”. Quase 80 por cento das pessoas nos Estados Unidos têm água fluoretada, mas se você não fizer isso, você provavelmente deve adicionar uma enxague diário de flúor para seu hábito de escovação . Ou pergunte ao seu dentista sobre um gel de flúor mais forte. Se você está começando a ter cáries, mesmo se a sua água tem flúor, considere uma exaguatorio de flúor. Pergunte ao seu dentista se isso é certo para você.
Boca seca
Saliva nos protege contra as cáries. Mas se você não está produzindo, seus dentes podem estar em risco. O cálcio e fosfato presente na saliva previnem a desmineralização dos dentes, diz Jones. Como você sabe se você tem a boca seca? Você terá uma sensação pegajosa na boca, problemas para engolir, garganta seca e lábios secos e rachados. Você pode perceber um gosto metálico na boca ou mau hálito persistente. Você pode ou não sentir sede. A boca seca é frequentemente causada por medicamentos, e como as pessoas envelhecem, eles tomam mais medicamentos. Ela também pode resultar de fumar ou a partir de um golpe na cabeça que de alguma forma danifica as glândulas salivares.
A Solução: Se você tem a boca seca, você deve tentar estimular a produção de saliva. Jones diz que algumas pessoas simplesmente devem tomar água durante todo o dia, enquanto outros acham que mascar xilitol doces sem açúcar ou goma ajuda. Seu dentista pode prescrever um substituto da saliva recomendar formulações para você experimentar.
Doença da gengiva
Se as suas gengivas estão inchadas, vermelhas ou sangram com facilidade, você tem gengivite, uma forma inicial da doença da gengiva que pode progredir e ser perigoso. Gengivite não tratada, muitas vezes torna-se periodontite, que é quando a gengiva se afasta do dente e cria bolsões que podem se tornar infectado. Se esta condição se desenvolve e continua sem controle, pode causar a perda de ossos em sua mandíbula e, eventualmente, a perda dos próprios dentes.
A Solução: A melhor forma de corrigir esta condição é visitas ao dentista regularmente, diz Jones. Você pode precisar de visitar o seu dentista com mais frequência para que os dentes podem ser limpos e as gengivas tratados para a doença. Pessoas que não têm bom acesso aos cuidados dentários são mais propensos a ter a doença gengival.
Câncer de boca
Mais de 43.000 americanos serão diagnosticados com câncer oral este ano, e mais de 8.000 morrerão da doença, de acordo com a Fundação Oral Cancer. Incidência de câncer oral definitivamente aumenta à medida que envelhecem, e é muitas vezes ligada ao tabagismo e uso pesado de álcool. Recentemente, o número de casos tem aumentado porque os médicos descobriram que o vírus do papiloma humano também pode causar câncer de boca.
A Solução: Apenas cerca de metade das pessoas que desenvolvem câncer bucal sobrevivem à doença, diz Jones. A melhor esperança para a sobrevivência é a descobri-lo em seus estágios iniciais-caso em que há um 80 por cento de chance de sobreviver por cinco anos. Seu exame dental deve incluir uma verificação para o cancer oral. Seu dentista irá verificar a sua língua e o tecido macio na boca, bem como sua garganta e mandíbula.
Apinhamento dentário
Você está percebendo que a comida está a ficar preso em novos lugares em sua boca? Ou que o dente torto que era bonito em sua adolescência agora parece estar ainda mais torto? Você não está imaginando. Conforme você envelhece, os seus dentes movimentam, de acordo com Lee W. Graber, DDS, MS, MS, Ph.D., ex-presidente da Associação Americana de Ortodontia. E isso pode ser problemático, não porque você vai parecer diferente, mas porque ele pode fazer os dentes mais difícil de limpar, levando a uma maior deterioração. É também preocupante porque os dentes desalinhados podem levar a erosão dos dentes e danos para o tecido de suporte e osso, diz Graber. Acrescente a isso a tendência de adultos mais velhos para ter a doença periodontal, e você pode acabar perdendo seus dentes ainda mais rápido.
A Solução: Se seus dentes têm realmente mudado, você poderia ver um ortodontista, que pode prescrever um retentor, espaçador, ou até mesmo aparelhos. Isto pode não ser necessário, mas você deve discutir com seu dentista se os dentes estão se deslocando em seu check-up regular. Se eles estão, isso pode significar apenas que você precisa ir ao dentista com maior regularidade para limpezas mais frequentes.