Mau hálito ( halitose) é um problema comum que muitas vezes vem da atividade de bactérias na boca. Embora não haja nenhuma maneira de saber com certeza , a maioria dos adultos provavelmente sofrem de mau hálito ocasionalmente , com talvez um quarto sofre de halitose regularmente. Saiba Como Tratar O Mau Halito e Como Eliminar O Mau Halito
É mau hálito sempre tratável ?
No passado, o mau hálito muitas vezes era considerado um mal incurável. No entanto, nos últimos anos tornou-se cada vez mais evidente que o mau hálito é geralmente tratável uma vez que um bom diagnóstico é feito .
O principal problema é saber se temos ou não, porque somos maus juízes de nosso próprio hálito . Algumas pessoas sofrem de mau hálito , sem sabê-lo, enquanto outros constroem medos exagerados sobre mau hálito , apesar de não tê-lo . A melhor maneira de descobrir se temos mau hálito é pedir a opinião de alguém . Se não pedir , outras pessoas não são susceptíveis de nos dizer. E uma vez que o mau hálito pode às vezes – felizmente raramente – ser um sinal de um problema de saúde geral significativa , não devemos estar relutantes em dizer às pessoas queridas para nós que eles têm um problema de mau hálito .
O que devo fazer se eu tiver mau hálito ?
Se você tiver razões para acreditar que existe um problema, consulte o seu dentista primeiro, pois o mau hálito muitas vezes vem da própria boca.
Quando você agendar sua consulta com o seu dentista , é uma boa idéia explicar com antecedência que você vai estar pedindo conselhos sobre o mau hálito. Além disso, tente ir com alguém que esteja familiarizado com o problema, para ajudar a dar o dentista uma imagem objectiva de quão ruim o cheiro realmente é, quanto tempo vem acontecendo , e quando se melhora ou piora. Uma vez que o mau hálito varia frequentemente , um familiar ou amigo , também pode ajudar a determinar se o odor no momento da consulta é semelhante , tanto em natureza e intensidade, o odor , que geralmente é problemático.
Se o dentista sabe que a consulta é sobre mau hálito, você pode ser solicitado para não comer , beber, fumar , mascar chiclete , chupar confeitaria, uso de anti-sépticos bucais , para refrescar o hálito , etc, de modo que o odor será mais típico. Você também deve evitar o uso de produtos cosméticos perfumados , tais como perfume , batom aftershave e perfumado antes da consulta , uma vez que pode interferir com a avaliação de odor. Se o dentista não é informado sobre o motivo da consulta de antemão, fazer estas coisas de qualquer maneira e dizer ao dentista que você se preparou para o compromisso desta forma.
O que vai acontecer na minha consulta ?
Seu dentista fará perguntas para ajudar a determinar as possíveis causas do odor, e então comparar o odor vindo de sua boca e nariz. Na maioria dos casos (cerca de 85-95 %) , o odor vem da boca em vez do nariz. Esta é uma indicação de que a atividade bacteriana em algum lugar na boca é responsável. Se o odor vem principalmente do nariz , em seguida, as passagens nasais podem estar envolvidos.
Seu dentista poderá também fazer medições usando um monitor de sulfeto para ajudar no diagnóstico e tratamento , uma vez que os compostos sulfurados voláteis são frequentemente associados com o mau hálito.
Esta tabela resume os diferentes problemas relacionados ao odor , e suas possíveis causas .
Problema | Possível causa ou fonte de mau cheiro |
---|---|
Odor após jejum, fazer dieta, dormir, tomar medicamentos, falar em exercícios prolongados | secura na boca, o fluxo de saliva insuficiente |
Gengivas sangram e / ou cheiro | problemas de gengiva, má limpeza entre os dentes |
Odor em falar | gotejamento pós-nasal na parte de trás da língua |
Odor no início do ciclo menstrual | inchaço das gengivas |
Pequenas pedras esbranquiçadas com odor fétido aparecem na língua | criptas em amígdalas |
Odor aparece de repente da boca de crianças | início da infecção na garganta |
Odor aparece de repente do nariz das crianças | corpo estranho colocado no nariz |
Odor de repente aparece de corpo inteiro de crianças | corpo estranho colocado no nariz |
Gosto ou cheiro de peixe podre | Trimetilaminúria (raro) |
Odor em usuários de prótese total | dentaduras mantido na boca durante a noite ou não devidamente limpo |
Odor do nariz | sinusites, pólipos, secura, corpo estranho, ar impedido ou fluxo de muco |
Mau gosto durante todo o dia | má higiene oral, doença periodontal, a atividade bacteriana excessiva na língua |
Onde é que o odor vem?
A maioria dos casos de mau hálito parece ser devido ao colapso de proteínas por uma variedade de microrganismos . Muitos dos produtos de degradação são gases mau cheiro .
Em pessoas com dentes e gengivas saudáveis , o odor geralmente vem da região do extremo posterior da língua , e se torna mais forte quando o paciente começa a falar . O dentista pode provar esta área, utilizando uma colher de plástico . O odor proveniente da colher amostra pode então ser comparado com o odor global . Embora nós não sabemos o porquê, a parte de trás da língua é uma importante fonte de mau hálito, possivelmente como resultado de gotejamento pós-nasal , que pode ficar preso na língua e é então dividido por bactérias na superfície da língua .
Se a parte de trás da língua é o problema, o dentista pode recomendar um método de limpeza da área , seja com uma escova de dentes ou um raspador de língua especialmente projetado (em alguns países , a limpeza da língua é uma prática comum e antiga ) . É preciso tempo e paciência para superar o reflexo engasgos . Mas , eventualmente , a limpeza da língua torna-se fácil . Cuidados devem ser tomados para limpar a parte posterior da língua ainda bem suavemente , sem infligir dor ou feridas .
Doença da gengiva pode causar mau hálito ?
Em algumas pessoas, o mau hálito está associada com doença periodontal , especialmente se esfregando as áreas entre os dentes e gengivas, produz um odor fétido . Seu dentista pode ajudar a prevenir e tratar doenças da gengiva , de várias maneiras , dependendo do tipo e extensão do problema, mas o seu próprio cuidado diario faz toda a diferença do mundo na manutenção da saúde da gengiva entre compromissos. A limpeza dos espaços entre os dentes é de grande importância . Uma dica para casa para gengivas saudáveis (e menos mau hálito ) é cheirar o odor proveniente do fio dental, e trabalhar para limpar essas áreas com mais cuidado.
Pessoas com doença periodontal têm frequentemente níveis elevados de odor vindo da sua língua , também.
Que tipo de tratamento existem?
Seu dentista pode recomendar um tratamento dental, se há outras áreas em que as bactérias e os alimentos podem ficar presos e causar odor. O dentista pode também sugerir diária de enxaguamento com uma das várias marcas disponíveis que tenham demonstrado cientificamente reduzir o mau hálito ao longo do tempo .
Seu dentista também pode encaminhá-lo para clínicas especializadas na identificação de odores da respiração, ou a outros médicos especialistas .
Com toda a probabilidade , o diagnóstico eo tratamento profissional pode ajudar a transformar o mau hálito em boa respiração . No entanto , às vezes é difícil para nós perceber a melhoria de nós mesmos. Neste caso, um membro da família ou amigo próximo também pode fornecer um feedback importante e reforço.
Listados abaixo estão alguns de o fazer e não fazer sobre o mau hálito. Lembre-se, o mau hálito é um problema que precisa de atenção profissional. Não mascarar isso – lidar com isso.
Fazer
- Visite seu dentista regularmente.
- Os seus dentes limpos periodicamente por um profissional da área odontológica .
- Fio dental, limpar entre os dentes, como recomendado pelo seu dentista. Escolha fio sem cheiro para que você possa detectar as áreas entre os dentes que emitem odores , e limpá-los com mais cuidado.
- Escove seus dentes e gengivas corretamente.
- Pergunte ao seu dentista para recomendar uma escova de dentes ou raspador de língua. Limpe sua língua por todo o caminho de volta suavemente , mas completamente.
- Beba bastante líquidos.
- Mascar chiclete sem açúcar por um minuto ou dois de cada vez , especialmente se a sua boca fica seca. salsa de mascar , hortelã , cravo ou sementes de erva-doce também pode ajudar.
- Limpe sua boca depois de comer ou beber produtos lácteos , peixe e carne .
- A menos que seu dentista aconselha de outra forma , mergulhe próteses durante a noite em solução anti-séptica .
- Tenha o controle sobre o problema. Peça a um membro da família para dizer-lhe sempre que você tem mau hálito.
- Se alguém da sua família ou um amigo próximo tem mau hálito, encontre uma maneira gentil com que eles saibam. Se você não pode dizer a eles diretamente , compartilhe essa artigo na sua rede social. Eles podem receber a mensagem.
- Pergunte ao seu dentista para recomendar um enxaguatório bucal que tem sido demonstrado ser clinicamente eficaz no combate ao mau hálito.
- Usá-lo de forma mais eficaz antes de dormir.
- Coma , fibras vegetais frescos, como cenouras.
Não fazer
- Não deixe que a sua preocupação em ter mau hálito executar a sua vida . Não seja passivo .
- Não fique deprimido . Obtenha ajuda . Não ignore suas gengivas – você pode perder seus dentes, bem como mau cheiro.
- Não beba muito café – pode piorar a situação .
- Não se esqueça de limpar atrás dos dentes posteriores em cada linha .
- Não escovar a língua com creme dental regular – é melhor mergulhar a escova em bochechos para limpeza da língua .
- Não corra para o gastroenterologista para as preocupações de mau hálito – que geralmente vem da boca e quase nunca do estômago.
- Não dê enxaguatório bucal a crianças muito pequenas , pois elas podem engoli-lo .
- Não limpe a língua com tanta força que dói.
- Não confie apenas em bochechos – prática de higiene bucal completa.
Fonte: British Dental Association – Universidade de Tel Aviv , Ramat- Aviv, Bad Breath Research