O Problema
Quando as gengivas são finas e fracas, devido à falta de tecidos anexados, recessão gengival pode ocorrer. Quando a recessão ocorrer, tanto o tecido da gengiva e do osso são perdidos e a raiz fica exposta. A raiz é macia e se ele permanece exposta por muito tempo pode começar a abrasão (desgaste). Isto pode levar a sensibilidade, deterioração ou até mesmo danos no nervo. Se a estrutura da raiz é perdida devido à abrasão o dente vai enfraquecer e, em casos graves, o dente pode quebrar.
Solução
Um pequeno pedaço de tecido é retirado a partir de outro local na boca (ou movido suavemente ao longo das áreas adjacentes) para fornecer uma banda de tecido estável em anexo em torno do dente. O enxerto pode ser colocado de tal maneira a cobrir a parte exposta da raiz.
O procedimento de enxerto gengival é altamente previsível e resulta numa banda de tecido saudável estável em anexo em torno do dente.
Na ocasião, várias outras formas de membranas biológicas podem ser usados em vez de tecido doador palatal para atingir os mesmos objetivos de cobertura de raiz, e recuperar a superfície radicular exposta.
Finalmente, superfícies radiculares previamente restaurados (com Adesivos ou Coroas) às vezes podem ser enxertados para cobrir a superfície radicular exposta e cosmeticamente para eliminar a aparencia de “dente longo”.
Resultado