O que devo fazer se eu tiver mau hálito ?

Mau hálito ( halitose) é um problema comum que muitas vezes vem da atividade de bactérias na boca. Embora não haja nenhuma maneira de saber com certeza , a maioria dos adultos provavelmente sofrem de mau hálito ocasionalmente , com talvez um quarto sofre de halitose regularmente. Saiba Como Tratar O Mau Halito e Como Eliminar O Mau Halito 

É mau hálito sempre tratável ?

No passado, o mau hálito muitas vezes era considerado um mal incurável. No entanto, nos últimos anos tornou-se cada vez mais evidente que o mau hálito é geralmente tratável uma vez que um bom diagnóstico é feito .

O principal problema é saber se temos ou não, porque somos maus juízes de nosso próprio hálito . Algumas pessoas sofrem de mau hálito , sem sabê-lo, enquanto outros constroem medos exagerados sobre mau hálito , apesar de não tê-lo . A melhor maneira de descobrir se temos mau hálito é pedir a opinião de alguém . Se não pedir , outras pessoas não são susceptíveis de nos dizer. E uma vez que o mau hálito pode às vezes – felizmente raramente – ser um sinal de um problema de saúde geral significativa , não devemos estar relutantes em dizer às pessoas queridas para nós que eles têm um problema de mau hálito .

mau-halito-O que devo fazer se eu tiver mau hálito ?

Se você tiver razões para acreditar que existe um problema, consulte o seu dentista primeiro, pois o mau hálito muitas vezes vem da própria boca.

Quando você agendar sua consulta com o seu dentista , é uma boa idéia explicar com antecedência que você vai estar pedindo conselhos sobre o mau hálito. Além disso, tente ir com alguém que esteja familiarizado com o problema, para ajudar a dar o dentista uma imagem objectiva de quão ruim o cheiro realmente é, quanto tempo vem acontecendo , e quando se melhora ou piora. Uma vez que o mau hálito varia frequentemente , um familiar ou amigo , também pode ajudar a determinar se o odor no momento da consulta  é semelhante , tanto em natureza e intensidade, o odor , que geralmente é problemático.

Se o dentista sabe que a consulta é sobre mau hálito, você pode ser solicitado para não comer , beber, fumar , mascar chiclete , chupar confeitaria, uso de anti-sépticos bucais , para refrescar o hálito , etc, de modo que o odor será mais típico. Você também deve evitar o uso de produtos cosméticos perfumados , tais como perfume , batom aftershave e perfumado antes da consulta , uma vez que pode interferir com a avaliação de odor. Se o dentista não é informado sobre o motivo da consulta de antemão, fazer estas coisas de qualquer maneira e dizer ao dentista que você se preparou para o compromisso desta forma.

O que vai acontecer na minha consulta ?

Seu dentista fará perguntas para ajudar a determinar as possíveis causas do odor, e então comparar o odor vindo de sua boca e nariz. Na maioria dos casos (cerca de 85-95 %) , o odor vem da boca em vez do nariz. Esta é uma indicação de que a atividade bacteriana em algum lugar na boca é responsável. Se o odor vem principalmente do nariz , em seguida, as passagens nasais podem estar envolvidos.

Seu dentista poderá também fazer medições usando um monitor de sulfeto para ajudar no diagnóstico e tratamento , uma vez que os compostos sulfurados voláteis são frequentemente associados com o mau hálito.

Esta tabela resume os diferentes problemas relacionados ao odor , e suas possíveis causas .

Problema Possível causa ou fonte de mau cheiro
Odor após jejum, fazer dieta, dormir, tomar medicamentos, falar em exercícios prolongados secura na boca, o fluxo de saliva insuficiente
Gengivas sangram e / ou cheiro problemas de gengiva, má limpeza entre os dentes
Odor em falar gotejamento pós-nasal na parte de trás da língua
Odor no início do ciclo menstrual inchaço das gengivas
Pequenas pedras esbranquiçadas com odor fétido aparecem na língua criptas em amígdalas
Odor aparece de repente da boca de crianças início da infecção na garganta
Odor aparece de repente do nariz das crianças corpo estranho colocado no nariz
Odor de repente aparece de corpo inteiro de crianças corpo estranho colocado no nariz
Gosto ou cheiro de peixe podre Trimetilaminúria (raro)
Odor em usuários de prótese total dentaduras mantido na boca durante a noite ou não devidamente limpo
Odor do nariz sinusites, pólipos, secura, corpo estranho, ar impedido ou fluxo de muco
Mau gosto durante todo o dia má higiene oral, doença periodontal, a atividade bacteriana excessiva na língua

Onde é que o odor vem?

A maioria dos casos de mau hálito parece ser devido ao colapso de proteínas por uma variedade de microrganismos . Muitos dos produtos de degradação são gases mau cheiro .

hqdefault (1)Em pessoas com dentes e gengivas saudáveis ​​, o odor geralmente vem da região do extremo posterior da língua , e se torna mais forte quando o paciente começa a falar . O dentista pode provar esta área, utilizando uma colher de plástico . O odor proveniente da colher amostra pode então ser comparado com o odor global . Embora nós não sabemos o porquê, a parte de trás da língua é uma importante fonte de mau hálito, possivelmente como resultado de gotejamento pós-nasal , que pode ficar preso na língua e é então dividido por bactérias na superfície da língua .

Se a parte de trás da língua é o problema, o dentista pode recomendar um método de limpeza da área , seja com uma escova de dentes ou um raspador de língua especialmente projetado (em alguns países , a limpeza da língua é uma prática comum e antiga ) . É preciso tempo e paciência para superar o reflexo engasgos . Mas , eventualmente , a limpeza da língua torna-se fácil . Cuidados devem ser tomados para limpar a parte posterior da língua ainda bem suavemente , sem infligir dor ou feridas .

Doença da gengiva pode causar mau hálito ?

Em algumas pessoas, o mau hálito está associada com doença periodontal , especialmente se esfregando as áreas entre os dentes e gengivas, produz um odor fétido . Seu dentista pode ajudar a prevenir e tratar doenças da gengiva , de várias maneiras , dependendo do tipo e extensão do problema, mas o seu próprio cuidado diario faz toda a diferença do mundo na manutenção da saúde da gengiva entre compromissos. A limpeza dos espaços entre os dentes é de grande importância . Uma dica para casa para gengivas saudáveis ​​(e menos mau hálito ) é cheirar o odor proveniente do fio dental, e trabalhar para limpar essas áreas com mais cuidado.

Pessoas com doença periodontal têm frequentemente níveis elevados de odor vindo da sua língua , também.

Tratamentos Para Mau HalitoQue tipo de tratamento existem?

Seu dentista pode recomendar um tratamento dental, se há outras áreas em que as bactérias e os alimentos podem ficar presos e causar odor. O dentista pode também sugerir diária de enxaguamento com uma das várias marcas disponíveis que tenham demonstrado cientificamente reduzir o mau hálito ao longo do tempo .

Seu dentista também pode encaminhá-lo para clínicas especializadas na identificação de odores da respiração, ou a outros médicos especialistas .

Tratamento Caseiro Para Mau HalitoO que posso fazer ?

Com toda a probabilidade , o diagnóstico eo tratamento profissional pode ajudar a transformar o mau hálito em boa respiração . No entanto , às vezes é difícil para nós perceber a melhoria de nós mesmos. Neste caso, um membro da família ou amigo próximo também pode fornecer um feedback importante e reforço.

Listados abaixo estão alguns de o fazer e não fazer sobre o mau hálito. Lembre-se, o mau hálito é um problema que precisa de atenção profissional. Não mascarar isso – lidar com isso.

Fazer

  • Visite seu dentista regularmente.
  • Os seus dentes limpos periodicamente por um profissional da área odontológica .
  • Fio dental, limpar entre os dentes, como recomendado pelo seu dentista. Escolha fio sem cheiro para que você possa detectar as áreas entre os dentes que emitem odores , e limpá-los com mais cuidado.
  • Escove seus dentes e gengivas corretamente.
  • Pergunte ao seu dentista para recomendar uma escova de dentes ou raspador de língua. Limpe sua língua por todo o caminho de volta suavemente , mas completamente.
  • Beba bastante líquidos.
  • Mascar chiclete sem açúcar por um minuto ou dois de cada vez , especialmente se a sua boca fica seca. salsa de mascar , hortelã , cravo ou sementes de erva-doce também pode ajudar.
  • Limpe sua boca depois de comer ou beber produtos lácteos , peixe e carne .
  • A menos que seu dentista aconselha de outra forma , mergulhe próteses durante a noite em solução anti-séptica .
  • Tenha o controle sobre o problema. Peça a um membro da família para dizer-lhe sempre que você tem mau hálito.
  • Se alguém da sua família ou um amigo próximo tem mau hálito, encontre uma maneira gentil com que eles saibam. Se você não pode dizer a eles diretamente , compartilhe essa artigo na sua rede social. Eles podem receber a mensagem.
  • Pergunte ao seu dentista para recomendar um enxaguatório bucal que tem sido demonstrado ser clinicamente eficaz no combate ao mau hálito.
  • Usá-lo de forma mais eficaz  antes de dormir.
  • Coma , fibras vegetais frescos, como cenouras.

Não fazer

  • Não deixe que a sua preocupação em ter mau hálito executar a sua vida . Não seja passivo .
  • Não fique deprimido . Obtenha ajuda . Não ignore suas gengivas – você pode perder seus dentes, bem como mau cheiro.
  • Não beba muito café – pode piorar a situação .
  • Não se esqueça de limpar atrás dos dentes posteriores em cada linha .
  • Não escovar a língua com creme dental regular – é melhor mergulhar a escova em bochechos para limpeza da língua .
  • Não corra para o gastroenterologista para as preocupações de mau hálito – que geralmente vem da boca e quase nunca do estômago.
  • Não dê enxaguatório bucal a crianças muito pequenas , pois elas podem engoli-lo .
  • Não limpe a língua com tanta força que dói.
  • Não confie apenas em bochechos – prática de higiene bucal completa.

 

Fonte: British Dental Association – Universidade de Tel Aviv , Ramat- Aviv, Bad Breath Research

 

About the Author

Dr. Renato V. Vicente

Dr. Renato V. Vicente

Dr. Renato Vanzella Vicente - Cirurgião-Dentista com mais de uma década de experiencia em Protese sobre implantes ele é responsavel pelas políticas e metas para a prática e garante que todas as normas sejam cumpridas na Clínica de Implantes Dentários Maximplante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *